A sustentabilidade do agronegócio é tema do próximo episódio de Foco ESG
Especialistas explicam por que o setor é um dos mais cobrados quanto à preservação ambiental; assista
O Foco ESG desta 4ª feira (11.jan) vai analisar como os parâmetros de análise de impacto dos negócios no meio ambiente, na sociedade e na governança corporativa estão influenciando o agronegócio.
Mesmo com poucas empresas, apenas as gigantes ocupando o ranking da bolsa de valores brasileira (B3), as médias e pequenas, fornecedoras de matérias-primas, acabam tendo que se adaptar.
Temas como desmatamento, monocultura nas fazendas, bem-estar animal, qualidade das condições de trabalho e muito mais, estão no radar dos empresários rurais e dos agroindustriários.
Para explicar como está esse processo atualmente, o Foco ESG recebe Eduardo Trevisan, gerente de projetos e serviços do Instituto de Manejo e Certificação Florestal Agrícola (Imaflora).
“Acho que o agro, primeiro, ele precisa entender que o desmatamento é um problema para o Brasil, tanto do ponto de vista da imagem externa, mas principalmente pelas mudanças que podem acontecer no clima (…) É interesse tanto do setor produtivo quanto da sociedade a conservação dos ecossistemas. (…) Entender que o problema existe e ajudar, ou fazer parte da solução, acho que é fundamental. Acho que esse ainda é um passo que o agro pode dar, buscando formas de apoiar iniciativas, de trabalhar em conjunto com entidades públicas e privadas, justamente para que o desmatamento, ilegal principalmente, acabe de uma vez”, considera ele.
Como exemplo de boa prática, tem a participação da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS). É um grupo de pecuaristas que se adiantou às exigências do mercado, diminuindo os riscos de perder clientes.
“A gente acredita, no GTPS, que a sustentabilidade é um caminho, é uma jornada a ser percorrida. É um processo de melhoria continuo. Então, o produto vai ter acesso ali a qual nível ele está, qual é o próximo passo, e como ele faz para chegar lá”, disse Luiza Bruscato, diretora-executiva do GTPS.
O 6º episódio do Foco ESG está cheio de exemplos para inspirar o agronegócio brasileiro, que já é referência no mundo em produtividade e sustentabilidade: “A gente tem uma qualidade única no nosso país por conta do clima tropicalizado. Então, a gente consegue produzir até 3 safras na mesma área: soja, milho e carne, boi ali na mesma área, durante o ano. O que é único, nenhum outro país consegue porque eles têm frio, neve, enfim, o clima não é propício para isso. Então, a gente já está otimizando o uso de solo. (…) E a gente tem ainda a oportunidade da quarta safra que seria essa venda por pagamentos de serviços ambientais, sequestro de carbono, mercado de carbono. Então, sem dúvidas, o Brasil tem todo o potencial para ser o país mais sustentável e exemplo para o mundo. (…) Mas, ao mesmo tempo, vem aí grandes desafios, até pelo nosso tamanho”, comentou Luiza.
O Foco ESG vai ao ar toda 4ª feira, às 11h da manhã, no canal do SBT News no Youtube, na plataforma SBT Vídeos e nos aplicativos de áudio – Deezer e Spotify. Assista agora ao 6º episódio:
Comunicação
[email protected]+55 (11) 98945-5217