Coluna mensal assinada pelos representantes e associados da Mesa Brasileira.
Balanço da primeira semana COP 28: um olhar entre as cortinas de fumaça
Edição Dezembro/23
Chegamos à metade da COP28 com alguns avanços, mas muita coisa ainda pela frente. O que se pode trazer de mais relevante até o momento, sem dúvidas, é a consolidação do fundo de perdas e danos. Já são mais de 500 milhões de dólares alocados. Pouco ainda, mas um passo importante.
Fonte: Feed & Food
O caminho sem volta e exponencial da transformação digital no campo
Edição Novembro/23
Evoluir em produtividade, desempenho animal, sustentabilidade e com margens favoráveis mesmo em momentos desafiadores é uma das premissas do uso das tecnologias no campo. Consideradas meios de transformação, elas carregam junto a si a nobre missão de propiciar um melhor uso dos recursos e catalisar a mão de obra.
Fonte: Feed & Food
Bem-estar animal não é mais tendência, é condição ao negócio que quer crescer
Edição Outubro/23
O bem-estar animal não é mais apenas uma tendência sustentável da pecuária. Trata-se de uma condição mandatória e real ao negócio que quer crescer e se manter competitivo no setor agropecuário doméstico e internacional. O produtor sente isso no campo e no balcão do mercado, pressionado por clientes cada vez mais atentos às origens e qualidade dos métodos empregados na produção da proteína animal que consome.
Fonte: Feed & Food
ESG e a nova agenda da pecuária brasileira
Edição Setembro/23
Nos últimos anos, o Brasil vem assistindo a um crescimento intenso do agronegócio – da pecuária inclusive. Por serem setores fundamentais para a economia e a alimentação da população, essa expansão amplifica a necessidade de estarmos antenados às necessidades e tendências do mercado consumidor, direcionando ações a partir de uma agenda de governança ambiental, social e corporativa. A sigla ESG traz uma evolução do conceito de sustentabilidade para esse olhar ampliado e vem merecendo atenção do mercado investidor e consumidor no mundo todo.
Fonte: Feed&Food.
Biometria e tecnologias para a identificação animal
Edição Agosto/23
Em um mundo cada vez mais orientado para a tecnologia, a pecuária também se encontra em um momento de revolução. Como fundador da Databoi, pioneira no desenvolvimento de algoritmos de biometria bovina, tenho observado e participado ativamente dessas transformações. Neste artigo, busco apresentar a perspectiva de que a biometria bovina é uma poderosa ferramenta para o monitoramento e rastreabilidade de rebanhos que combina precisão, bem-estar animal e sustentabilidade.
Fonte: Feed&Food
Pecuária Sustentável na Prática: quadro da Mesa Brasileira no programa Planeta Campo, sempre ao vivo às terças-feiras ao meio-dia.
Buscar notícia
Estivemos presentes na 13ª reunião da Global Agenda for Sustainable Livestock, realizada pela FAO, entre 30 de outubro e 03 de novembro, em Chiang Mai, Tailândia. O evento contou com 250 participantes de governo, empresas não-governamentais, academia, setor privado e produtores rurais de mais de 50 países, que compartilharam seus conhecimentos e práticas sustentáveis na pecuária.
Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira, abordou sobre Tendências globais de sustentabilidade para produção de carne bovina no Brasil em Masterclass da Fazenda Nota 10, um programa do Instituto de Métricas Agropecuárias – Inttegra com o apoio da Friboi.
Terça-feira, 18 de julho, estivemos em reunião com o Sistema FAESP/SENAR para apresentar os trabalhos realizados pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e discutir pontos convergentes das federações, para que possam participar mais ativamente da Mesa Brasileira.
Acompanhamos a live de encerramento do Rally da Pecuária 2022/2023, que aconteceu em 11 de julho. A 11ª edição passou pelas principais regiões da pecuária bovina de corte no País. Os técnicos visitaram propriedades, entrevistaram pecuaristas e produziram conhecimento rico direto do campo. Confira aqui os resultados da edição.
No segundo dia da missão em Berlim, Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira, participou de uma reunião na Fundação Ciência e Política (Stiftung Wissenschaft und Politik) sobre as novas regras da União Europeia para cadeias produtivas livres de desmatamento e Due Diligence. O evento seguiu a Regra de Chatham House.
No dia 17 de junho, Luiza Bruscato, diretora da MBPS, falou sobre agronegócio, pecuária sustentável e ESG para o Canal Design Regenerativo Brasil. Além de abordar sobre a evolução dos termos sustentabilidade e ESG ao longo dos últimos anos, Luiza apresentou os desafios da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, sua história e como a pecuária pode contribuir positivamente para as mudanças climáticas, bem como na mitigação das emissões. Assista!
Estivemos presentes no Marfrig Verde +, evento que contou com a participação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro, além de produtores, indústria, instituições financeiras e sociedade civil, buscando soluções para uma pecuária livre de desmatamento e de baixa emissão.
Reflexo do engajamento do GTPS em debates sobre a rastreabilidade bovina, a Mesa Brasileira foi convidada a fazer parte das discussões sobre o tema em evento na Embaixada Britânica em Brasília. O encontro teve foco nas diligências da União Europeia e do Reino Unido e na busca por soluções que atendam às demandas desses mercados.
O coordenador do terceiro ciclo do GT de Rastreabilidade do GTPS, Aécio Flores, representou a Mesa Brasileira em evento no dia 16 de março promovido pela Direção-geral do Ambiente da Comissão Europeia. A reunião teve o objetivo de discutir a Lei Antidesmatamento com diferentes entidades do agro brasileiro.
O GTPS foi representado em Brasília, no dia 28 de fevereiro, por Luiza Bruscato e Silvio Balduino, gerente geral executivo da ABPO em reunião junto às Embaixadas dos Países Baixos e Reino Unido.