Pecuária sustentável e Passaporte Verde foram destacados pelo IMAC na missão à China
Durante o Fórum Internacional da Carne, em Shanghai, a cadeia da carne bovina sustentável de Mato Grosso foi um importante ponto para mostrar a outros países a produção do estado
A maior feira de produtos alimentícios do continente asiático, a SIAL Shanghai 2023, contou com a presença do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) durante o Fórum Internacional da Carne. Na ocasião, o instituto apresentou o programa Passaporte Verde e falou sobre os principais desafios para obter o desenvolvimento de uma pecuária sustentável.
A importância de apresentar a pecuária brasileira para o maior mercado consumidor da carne, a China, faz parte da agenda Missão Internacional China. Ela é realizada pelo Imac para promover a cadeia da carne bovina sustentável de Mato Grosso. E assim, destacar para outros países a relação de sustentabilidade na produção.
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso
Segundo o diretor técnico operacional do Imac, Bruno Andrade, o Passaporte Verde é o principal instrumento capaz de mostrar para o mundo que o estado valoriza a produção sustentável. “Tivemos a oportunidade de mostrar que Mato Grosso é um exemplo para o mundo quando se trata de aliar preservação e produção”, afirma.
Passaporte Verde
Garantir a rastreabilidade socioambiental e a qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso são os pontos chaves do Passaporte Verde. Um instrumento que resulta de uma ação dos setores produtivos e público. Ele objetiva eliminar o desmatamento ilegal da cadeia de fornecimento da pecuária de corte. E ainda valoriza a biodiversidade, melhorando o balanço de emissões gases de efeito estufa, além de garantir a inclusão social de pequenos e médios pecuaristas.
O Passaporte Verde congrega programas já em execução pelo instituto, como é o caso do Programa de Reinserção e Monitoramento do Imac e o Observatório da Carne de MT.
Comunicação
[email protected]+55 (11) 98945-5217